10.6.07

SylviaUP Ling | Simuladores de vida

Excertos do artigo de Manuel Halpern no Jornal de Letras:

"A vida é só uma e devemos aproveitá-la bem, porque não se pode viver duas vezes. Quem é que disse? Há muito que o homem se habituou a viver a vida dos outros, através dos livros, dos filmes, dos sonhos. De olhos abertos e de olhos fechados.
[...]
É o segredo do sucesso das telenovelas e, mais ainda, dos reality shows [...] Em todos estes casos o espectador tem um papel passivo. Pode simular-se na vida de uma personagem, mas não controla os seus actos. A interactividade na ficção foi testada em alguns programas. Como na série "Você Decide", em que, por votação, se escolhia qual o rumo dos acontecimentos. Ou num filme como "Fumar/Não Fumar", de Alain Resnais, em que toda a acção se condiciona pela decisão de acender ou não um cigarro.
Ainda assim, tudo isto está longe de um protagonismo interventivo. Tal só é alcançado com os jogos de computador, em que os protagonistas são controlados pelo jogador. [E hoje] chegou-se a um ponto em que alguns destes "jogos" deixaram de ter aquilo que sempre definiu o jogo: um objectivo, a possibilidade de ganhar ou perder.
Para ainda não falar no Second Life (uma experiência planetária), jogos como "Sims", que vai ser adaptado ao cinema, são autênticos simuladores de vida. A verdadeira intenção é experimentar a vida de outros, tão banais como nós próprios. Apenas com algumas pequenas e relevantes diferenças: é que talvez esse "outro que era eu" tenha conseguido melhor nota no exame, lavar a loiça mais rapidamente ou convencido a miúda a ir jantar fora."

JL - 6 19 de Junho

9 comentários:

Biby Cletus disse...

Cool blog, i just randomly surfed in, but it sure was worth my time, will be back

Deep Regards from the other side of the Moon

Biby Cletus

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

Great, you are welcome Biby!
See u soon ;)

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

Excelente o texto, Sylvia.
Obgd pela partilha ;)

Lenitah disse...

wooooo ja somos lidos no oriente =D
Mt bom o texto sylvia =D

vânia disse...

cheira-me q é graças à tua ideia do tradutor... =D *

ja tou com saudades de ser lili!! há encontro hoje à noite? eu apareço.

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

há encontro hoje à noite às 22:00, ok?
vai ser na ilha da UP!
têm que aceitar o convite para o grupo Universidade do Porto, porque tenho a ilha fechada a outras pessoas que não façam parte do grupo (para já somos só nós ;)
até logo

Anónimo disse...

simulador é pa meterem no cu

Anónimo disse...

só se for no seu seu idiota ...hshsh

Anónimo disse...

ta mt fixe.............