31.5.07

PalUP Ling | Pencil Factory



Uma voltinha na Pencil Factory, um local incrível que aconselho vivamente a visitarem...
Este espaço é mesmo especial ;)

29.5.07

Ultima Aula | As Fotos

Não sou nenhuma perita em fotografia em SL como a nossa Lili mas aqui vão as melhores fotos da nossa última aula em SL de Hipermédia. Para guardar e recordar!!! Fotos desde as conversas, ao intervalo para o cigarrinho e o show de dança meu e da Lili.


PalUP Ling | Final das aulas!

Hoje teve lugar a última aula da cadeira de Hipermedia 2006/2007 em Second Life!

Para que o momento seja festivo, ficou combinado o seguinte:
- manter este blog como plataforma de comunicação e troca de ideias e experiências, gerido pelos seus autores originais
- alterar o nome do blog, mantendo o url
- agendar para cada terça-feira por volta das 22:00 um encontro em SL para debate de ideias, visitas a locais sugeridos por cada um, convívio com outros residentes já conhecidos
- manter este blog como uma ferramenta importante na criação e gestão de conteúdos para a futura ilha da UP em SL

Tomo a liberdade de avançar uma conclusão: esta experiência foi fantástica!
Obrigado a todos ;)

LenitahUP Ling | Projecto Final (parte II)




O conceito refere-se as cores identificativas das várias faculdades e unidades orgânicas da UP. A ideia seria uma ilha dividida em várias pequenas ilhas coloridas. Cada uma com uma cor de uma faculdade. Assim se faria a identificação dos múltiplos espaços. Contudo haveria espaços comuns.
Quanto ao nome escolhido, a Minerva é o símbolo da UP. Significa o pensamento elevado, as artes, as letras, a música, a sabedoria, a inteligência. Considero a sua presença importante para manter o elevado peso histórico da instituição apesar de estar representada numa nova tecnologia.

LiliUP Ling | Trabalho Final







(Clicar na imagem para aumentar)

28.5.07

LiaUP | I Conceito Final






SylviaUP Ling | Trabalho Final


Eis o nome, conceito e imagem propostos por mim para a ilha da Universidade do Porto em Second Life.
Parece-me mais pertinente esclarecer alguns aspectos relativos à imagem, uma vez que o conceito já foi apresentado e esclarecido. O nome é simplesmente UP.
A imagem é uma tentativa de reproduzir visualmente o Farol de Alexandria, que guiou navegantes por mais de 5 séculos. Esta maravilha do Mundo Antigo ficou sobejamente conhecida por conduzir os homens ao Porto de Alexandria e, particularmente, à conhecida biblioteca - a Biblioteca de Alexandria - o importante depósito do saber e do conhecimento do Mundo Antigo. Desta forma, proponho que a ilha da UP funcione então como um guia, uma luz, que conduza o utilizador ao saber, à cultura, à elevação intelectual.
A ilha da UP como um farol que nos atrai para o conhecimento.
[Todas as interpretações são válidas, mas o meu propósito foi aproximar conceptualmente o Farol de Alexandria à ilha UP (tal como nos foi pedido), e não apresentar o Farol como uma imagem daquilo que proponho fisicamente para a ilha da Universidade.]

23.5.07

PalUP Ling | Inspiração...

Em título o link para um espaço paradisíaco (seacliff) que serve de inspiração seja lá para o que fôr (obrigado à Cat Magellam pela dica).
Não percam e visitem ;)

22.5.07

PalUP Ling | Enunciado Projecto

Na aula de 28 de Maio, segunda-feira, deverão ser apresentados em SL (no plasma) os seguintes elementos relativos ao desenvolvimento do Projecto para a ilha da UP:
- Conceito (descrito muito sumariamente)
- Um Nome para a ilha da UP
- Um desenho ou uma foto originais que sintetizem o conceito
Deverão também ser colocados estes conteúdos no blog.
Bom trabalho :)

21.5.07

LiaUP Ling | Ideias



Acredito que a UP, assim como todas as Universidades, seja um local de crescimento, liberdade de pensamento e expressão. Tendo isto em conta, proponho que a ilha da UP seja um espaço onde possamos dar assar ao pensamento e a criatividade.
Proponho um espaço imersivo, (que envolva os utilizadores e os "desligue da RL") dinâmico, (com muita interatividade, muitas coisas para ver e experienciar) colaborativo, ( que encoraje e seja propicio ao trabalho em conjuntos de pessoas de todas as faculdades e mesmo fora da UP)e descontraido (com zonas de convívio e diversão).
As oito palavras chave que quero desenvolver no meu trabalho são: exploração, colaboração, imersão, comunicação, criatividade, pensamento, expressão e dinamismo.
O meu conceito leva-me naturalmente a escolher espaços mais abertos, que não constranjam os avatares, poucos edifícios e os que houver talvez envidraçados para dar a sensação de estarmos num espaço mais amplo. Uma das coisas que menos gosto em SL são escadas, não percebo a sua utilidade neste mundo virtual e para além disso acho um pouco complicado subir e descer escadas, por isso penso que o tp ou voar seria uma melhor opção.

LiliUP Ling | Aula @ 21-05-07




Com a presença da mais famosa modelo em SL: Ana Lutetia! ;) Muito bonita e simpática ouviu atentamente as apresentações dos nossos projectos e até comentou!

* Actualizado com as fotos da Lia também!

LiliUP Ling | Conceito



Transparência(s)
A UP é um todo. Um todo que aqui será igual à soma das suas partes (faculdades), na medida em que os projectos seriam desenvolvidos de forma dinâmica, colaborativa e, acima de tudo, interdisciplinar entre si. Esta é uma das possibilidades que a representação da instituição em Second Life deixa em aberto e deve ser aproveitada da melhor forma. Se há um trabalho conjunto, há objectivos comuns, há partilha. Sabemos o que se está a fazer e porquê: há transparência.


Ao mesmo tempo, esta transparência pode ser interpretada relativamente à usabilidade do espaço. O utilizador que chega de novo ao espaço UP deve saber imediatamente onde está, onde pode ir e o que pode fazer num e noutro sítio. Não pode haver possibilidade de se perder ou de se julgar noutro tipo de espaço.

Arquitectonicamente, seria um "edifício" totalmente transparente (com recurso a cores quando necessário). Haveria uma área central reservada aos espaços comuns (recepção, plataforma informativa, anfiteatro, biblioteca, sala de exposições, espaços de convívio...) que cresce em altura e à volta é rodeado pelos espaços de cada unidade orgânica que sobem em espiral. É importante salientar que em cada uma das áreas haveria acesso a todas as outras.

SylviaUP Ling | Conceito



Dado que se trata do espaço de uma Universidade, proponho como conceito a elevação, a "ascese" intelectual que o homem experimenta através do conhecimento e do saber. Porque acredito que o esclarecimento, o conhecimento das artes, das ciências, das letras, das ideias nos torna mais livres, mais fortes - eleva-nos.

Além disso, brincando como a palavra "up" em inglês, parece-me resultar a coincidência gerada em relação ao meu conceito de ascenção

Desta forma, proponho um edifício (ou vários) que cresça verticalmente, sem pisos, barreiras, escadas ou elevadores, pelo qual os avatares poderão circular, voando. Aponto o vôo como forma de deslocamento dos avatares por este espaço por me parecer uma forma agradável e libertadora de locomoção do personagem.

No topo do edifício, sugiro um local onde todos podemos ensinar todos. Porque a mais-valia do esclarecimento intelectual é fazer de nós melhores homens e ensinar o outro; assim, sugiro um local onde qualquer um de nós poderá "dar uma aula" sobre qualquer temática a interessados.

LenitahUP Ling | Projecto Final



Ideia:
Quebrar dentro dos possíveis com a representação fiel da Universidade do Porto em Second Life. Não projectar quaisquer salas de reuniões, anfiteatros... Contudo os espaços de reunião e de aulas existiam mas não representados de uma forma convencional. Pretendo com esta ideia explorar as capacidades que o SL nos oferece de criar e desafiar a realidade.
As instituições provavelmente serão todas representadas excepto o Instituto Arquitecto José Marques da Silva.


A zona de chegada à ilha seria uma mini-ilha central. Aqui estaria a estátua de Minerva já que é ela o símbolo da Universidade do Porto. Seria o ponto central da ilha e por isso podíamos fazer tele-transporte para qualquer parte da ilha da UP através daqui. Uma estátua de Minerva em miniatura seria depois o ponto de tele-transporte no resto da ilha, ou seja, estaria disponível em qualquer espaço distinto para que fosse fácil navegar pela ilha.

A ilha iria se dividir em várias ilhas mais pequenas, cada uma correspondendo a cada instituição. A identificação da mini-ilha com a instituição representada fazer-se-ia através da cor predominante no local. Por exemplo, se estivermos perante a ilha da Faculdade de Letras, tudo seria em tons de azul tais como vegetação, mobiliário, e outros possíveis componentes da mini-ilha. As ilha comunicariam entre si.O tipo de “decoração” prender-se-ia com a temática de cada faculdade. Mas haveria sempre a estátua de Minerva que referi atrás (bem como a sua função).

Suspenso no ar estaria um edifício. Aqui iria se reunir a SASUP e a Universidade Júnior. A SASUP estará representada através da zona de convívio e divertimento visto que é esta instituição a responsável pelos bares, cantinas, etc. da UP. A Universidade Júnior funcionará como uma imensa sala de exposição de trabalhos realizados pelas diferentes faculdades e institutos. Esta sala de exposições terá secções distintas que comunicarão entre si, ou seja, não estarão fechadas. Só serão distintas e os trabalhos expostos serão facilmente identificados ainda antes de vermos o seu conteúdo porque as paredes terão a cor da faculdade a que dizem respeito os trabalhos daquela zona.

19.5.07

LiliUP Ling | Lost Forest




É de furrys, mas é seguramente um dos sítios mais bonitos que encontrei em SL.
"SL isn't all about fantasy?! So, why not?!"

16.5.07

PalUP Ling | Insead SL

Apesar da ligação existente (e obrigatória) ao blog da Ana Lutetia e Cat Magellan, fica esta ligação em título a um post sobre a presença da Insead em SL.
Vale a pena ir lá ver...

PalUP Ling | Cool :)

Cena estranha, esta!
Estive na SecondUA, com o Carlos Santos e sua incrível equipa técnica, em testes para o Workshop de dia 24 Maio.
O Quicktime Broadcaster no Mac portou-se à altura... o streaming para o url da FCCN também... e o plasma da UA em SL carregou o video na perfeição (embora com um delay de alguns 10 segundos)!
Resultado: O PalUP Ling ficou a olhar para o Paulo um bocado baralhado!
/ me smiles

15.5.07

PalUP Ling | Avatares




In Hindu philosophy, an avatar (also spelt as avatara) (Sanskrit: अवतार, avatāra), most commonly refers to the incarnation (bodily manifestation) of a higher being (deva), or the Supreme Being (God) onto planet Earth. The Sanskrit word avatāra- literally means "descent" (avatarati) and usually implies a deliberate descent into lower realms of existence for special purposes. The term is used primarily in Hinduism, for incarnations of Vishnu whom many Hindus worship as God. Shiva and Ganesha are also described as descending in the form of avatars, with the Ganesha Purana and the Mudgala Purana detailing Ganesha's avatars specifically.

PalUP Ling | Top 20 countries in SL

O top 20 recolhido do blog da Ana Lutetia
(com link em título) citando SL Economics Statistics.
Interessante!

Top 20 countries:
United States 29,49%
Germany 10,37%
France 7,76%
United Kingdom 6,25%
Brazil 5,86%
Italy 4,97%
Netherlands 4,03%
Japan 3,38%
Spain 3,21%
Canada 2,79%
Australia 2,59%
Belgium 1,52%
China 1,31%
Switzerland 1,14%
Denmark 1,13%
Sweden 1,02%
Portugal 0,77%
Austria 0,73%
Poland 0,64%
New Zealand 0,53%

14.5.07

PalUP Ling | U2 em SL

Está agendado um concerto dos U2 em SL nos dias 19 e 20 de Maio.
É necessário inscrição no group em SL.
Mais info no link do título.
Cool ;)

PalUP Ling | Enunciado 21 Maio

Como combinado, na aula de 21 de Maio em SL cada um deverá apresentar e defender o conceito entretanto imaginado individualmente para a futura ilha da UP.
Para tal, deverão ter em conta que a ilha pretende marcar uma presença institucional da Universidade, com valências diversificadas (investigação, aulas, reuniões, diversão,...) que deverão explorar conceptualmente, tendo como linha orientadora a interdisciplinariedade entre as várias unidades orgânicas.
Não se pretende, neste momento, uma descrição dos espaços edificados a criar, antes uma "ideia", ainda que abstracta, que oriente os raciocínios seguintes.
Para tal, parece ser importante demonstrar a pesquisa feita e definir qual o público-alvo e os objectivos, sendo que cada um tem total liberdade para o fazer individualmente.
Bom trabalho...

PalUP Ling | Inspiraçao

Segue em título o link para algumas imagens inspiradoras em SL :)

PalUP Ling | SJSU SLIS

Em título o link para um viseo sobre a criação de um Campus em SL.
Mais uma ajuda para preparação do projecto final.

13.5.07

LiliUP Ling | Reportagem SIC

No Jornal da Noite de hoje, na SIC, deu uma reportagem muito boa sobre o Second Life. Lourenço Merlin, se não estou em erro é o avatar de um jornalista que percorreu sítios onde nós já estivemos, inclusivamente o espaço da UA, experimentou a voz e para não variar entrevistou o Eggy Lipman! Gostei bastante embora não tenha visto mesmo desde o início.

Deixo o link* para quem não viu e amanhã na aula conversamos!
Até amanhã.

*Quem não for cliente Netcabo, Sapo ADSL ou Telepac não vai conseguir ver... =/


Cá esta a reportagem - aqui qualquer um pode ver! ;)

*Actualizado 22 de Maio

9.5.07

PalUP Ling | Workshop na U. Aveiro

Como sabem terá lugar na Universidade de Aveiro um Workshop sobre Comunicação, Educação e Formação em SL entre os dias 23 e 25 de Maio. O link está em título, e aconselha-se vivamente a participação, quer online quer offline ;)

8.5.07

PalUP Ling | Acessibilidade em SL II

Na continuação do post anterior, achei que valia a pena publicar uma resposta ao mail de Nina, enviada por Stan Trevena, com boas pistas de reflexão sobre o espaço em SL:

"I have a close friend in a wheelchair, he plays these games and virtual worlds as an escape from reality (as I usually do), not as a mirror of his personal reality. I've seen many instances where he builds friendships online that then extend into real life. Of course in real life, people are usually put off by his being in a wheelchair, and his disability (CP). I've always seen platforms like SL as the great equalizer, people meet and get to know each other on a mental and intellectual level before meeting (if ever) in real life. One could only wish that things worked in real life more like they do in SL, and that people would not prematurely label a person based on their physical appearance and miss an opportunity to get to know that person before deciding if they are interesting or compatible.
As far as wheelchairs and SL, I think it is somewhat silly to expect people to build structures that are wheelchair friendly in SL. I am one that wrestles with the balance between what people expect and what I deliver in SL with respect to buildings on a daily basis. I just finished building an aquarium on PacRimX Island (pics at the blog, http://pacificrimx.wordpress.com ) . I think stairs and ramps are an incredible waste of space and prims. If you can fly in SL, why put up artificial barriers that simply become obstacles to overcome. There are no doors in the aquarium building (outside of one for the entrance to the attic space). There are also no stairs anywhere in the building. As a matter of fact, almost all of the multi-story buildings on the island are sans stairs. Why waste the prims and inflict another obstacle on avatars by putting in stairs. Most people use some sort of texture optical illusion to make a ramp look like stairs, why??
I think a person is more "in denial" if they do not thrive in these virtual spaces, and spread their wings and do the things they can't in RL. Why on Earth would you want to bring your real life limitations into a virtual space where there are no limits? (this from a person who always wears glasses in these virtual worlds, but I like to think of it as more of a fashion statement )."

Stan Trevena / Director, Information and Technology Services / Modesto City Schools

E em reposta:

"Thanks Stan. I though I was alone in my opinion. I love your line "I've always seen platforms like SL as the great equalizer". You have put into words that which I have struggled to."

Best Regards, Nina70 Voom (SL)

PalUP Ling | Acessibilidade em SL

Apenas para deixar um depoimento de uma das participantes na mailing list "SLED - Second Life Educators", e que dá que pensar... (este tema já tem sido abordado e existem inúmeros relatos deste tipo):

"I have been a silent member on this list for some time, reading the posts as they are delivered to my inbox. However, my time of being silent is now over, as I cannot let this one pass!
As a wheelchair user and an SL user, I find that other wheelchair uses remarks, such as, 'to be realistic' and 'in denial' extremely offensive.
One of the good points to being an avatar in SL is the great feeling I get seeing my avatar walk and fly. Abled bodied RL people do not avoid flying in SL just because they cannot do it in RL; the same can be said for walking, just because I cannot do it in RL does not mean I should not do it in SL. Just because I have extreme difficulties with my RL mobility does not, and should not mean that I should restrict my avatar in SL.
I understand full, the accessability issues within both RL and SL, however, why should I not find some small enjoyment of the freedom that I can gain in SL. I also enjoy, the fact that I am not judged as mentally disabled as well as physically at first sight as I am in RL, even though I have no mental disabilities. Let me just state that I am not in denial of my disability I came to terms with it years ago when this degenerating disease struck, so to be told that I am in denial is both untrue and hurtful!

Best Regards,
Nina

7.5.07

SylviaUP Ling | Comunicação visual

Até que ponto o nosso avatar comunica? De que forma a imagem visual por nós criada afecta a comunicação e o relacionamento com os outros avatares?
Um avatar atraente e belo é mais abordado do que um avatar mais discreto ou menos elaborado?Abordamos mais facilmente um avatar com uma imagem mais familiar ou um avatar mais excêntrico e pouco vulgar? Ou isto não tem nada que ver com o SL, pois no SL não se dá essa importância à imagem física do outro, e todos falamos com todos?
E em relação ao espaço, aproximamo-nos da mesma forma, mantendo a mesma distância, a um avatar belo e a um avatar feio? A um avatar "normal" e a um avatar mais excêntrico?
Até que ponto a imagem visual criada pelos utilizadores afecta a comunicação e os relacionamentos? Há avatares que, unicamente pela sua imagem, intimidam? Outros que tranquilizam e nos deixam à-vontade?
Será a Lenitah, devido ao seu belo aspecto, muito abordada? Será que o Pal aborda tranquila e indiferentemente um furry? A quem nos dirigimos para falar, afinal? E por quem somos abordados?
Lanço-vos mais um apelo à reflexão, desta vez sobre a introdução de uma imagem física que também comunica por nós e sobre o facto de convivermos uns com os outros sob a coordenada "espaço", aspectos que diferem o SL de outros chats.

6.5.07

PalUP Ling | Lisbon Bank de novo

Depois de uma primeira visita, tentei saber como funcionava o banco, falando com um dos seus funcionários. Excerto da conversa, que foi mantida em IM a pedido do dito senhor (prefiro manter o seu anonimato):
...
x: desculpa fiquei off. que me estavas a dizer?
x: fala na caixa
PalUP Ling: IM?
x: sim
PalUP Ling: pk?
x: prefiro, assim se ficar off leio o que escreveste
PalUP Ling: ok. como funcionam os depositos?
x: nos depositos damos 4% de rentabilidade a cada duas semanas, ou seja 8% ao mes
PalUP Ling: ou seja, passo-te 1000 L, por ex, e posso levantar isso mais juros ao fim de duas semanas?
x: certo. é exactamente isso. no caso de 1000 teria de lucro 40 lindens em duas semanas
PalUP Ling: hummm, e o deposito é feito directamente para a tua conta?
PalUP Ling: para o teu avatar?
x: sim
PalUP Ling: e que garantias dás de reembolso?
x: as mesmas que os outros bancos aqui no sl dão, ou seja, nenhuma
PalUP Ling: lol, pois...
x: eu sei que não é fácil, mas não tenho como dar garantia às pessoas
PalUP Ling: e se passasses um papel, tipo um recibo de depósito?
x: sim, isso posso passar
PalUP Ling: tipo um notecard com a transacção?
x: sim, na boa
PalUP Ling: ok
(...)
PalUP Ling: e tens tido muita procura?
x: sim, de momento tenho um superavit de depositos
PalUP Ling: fixe
x: sim :) estamos a pensar em expandir o negocio para o imobiliário
PalUP Ling: cool
...
cool!

5.5.07

LiaUP Ling | Universidades

A presença de Universidades em SL, a diversidade dos seus objectivos e conceitos desperta-me bastante curiosidade. Portanto, esta semana dediquei-me à pesquisa de faculdades/universidades que tivessem algo que me suscitas-se interesse.

Encontrei várias faculdades que ensinam como trabalhar em Sl, tem aulas que vão desde o mais básico até construção de objectos e edifícios. Um dos locais que encontrei neste âmbito foi o ASL - Academy of Second Learning. No entanto, não foi este tipo de faculdades que mais me fascinou.

Visitei a Leeds College - “Design for Digital Media - Leeds College of Art and Design- Gallery and Studio for Ba(hons) Digital Media Students exploring Second Life Art and Design process and HE education”. Neste local podemos encontrar projectos diferentes, como por exemplo um tapete no qual vemos os planetas em movimento, casas com um design inovador entre várias outras coisas.

Encontrei também o CPCC Campus (Central Piedmont Community College) - “The island is experimental and organic in nature, and will evolve as the development team and users learn about Second Life and its educational applications. We intend for this island to be an innovative and dynamic experiment into what is possible in the emerging 3D world with regards to education, collaboration, and simulation.”. Aqui achei interessante a forma como eles projectaram o teleporte interno, ao iniciar o teleporte somos desmaterializados e podemos ver (como se estivéssemos num elevador de vidro) as várias fases desse teleporte; e ao chegar ao destino somos materializados e podemos novamente ver o nosso avatar.

O CPCC tem uma área chamada sandbox onde podemos criar livremente objectos, acredito que isto seja extremamente colaborativo e importante para utilizadores sem o seu próprio espaço, visto que a maioria das ilhas não permite a criação de objectos. O que também me fascinou no CPCC foi uma zona onde sentados num tapete podemos voar até aos mais variados espaços, desde parques infantis, salas de aula, cafés, lagoas em rochas, etc. tudo isto suspenso. Achei este conceito bastante interessante também porque traz à memória contos e lendas que ouvimos em criança e que ficam sempre no nosso imaginário.

4.5.07

PalUP Ling | Lisbon Bank!















A minha última descoberta foi o Lisbon Bank em SL!
Fica junto ao Portugal Mood, empresta Lindens, e dá 8% nos depósitos!
Quando visitei estava bastante movimentado, com portugueses, brasileiros e espanhóis!
E já agora... mais um "!"

PalUP Ling | Second Life Lexicon

Em título um excelente link que remete para um glossário de SL muito interessante.
Aconselho vivamente a sua visita. :)

1.5.07

LiliUP Ling | Aula @ 30-04-2007

Aula de ontem com a presença de Gwyneth Llewelyn, que por sua vez estava a fazer uma visita guiada aos alunos de Arquitectura de Coimbra.


LenitahUP Ling | Agências de Modelos

Já antes da sugestão do Pal que a Lenitah estava a pensar em visitar umas agências de modelos e fazer aqui um post sobre isso. Antes não imaginava a dimensão do mercado da moda em SL. Estas visitas e explorações deram-me a conhecer algo muito explorado em SL.



Encontrei Agências de Modelos em que um painel mostra quais os modelos offline e online e os seus nomes para podermos contactá-los, como a Momo Model Agency.
Outro dos sitíos visitado tinha também os modelos expostos e alguns produtos à venda. No andar de cima tinhamos um pequeno estudio de fotografias com várias poses para os avatares. Falo agora do Models de la Manera.
Oceanview Photography é uma agência de modelos e um grande estúdio de fotografia. Aliás, aqui o ponto forte é mesmo a fotografia. O segundo andar tem alguns "mini-estúdios" de fotografia com várias posições. Uma parte é dedicada apenas a fotos de casais.
Por fim encontrei uma agência de modelos em grande: a Sophisticated Body Modeling Agency at Caesar's Palace. E digo isto porque além de ter expostos os seus modelos, tem um pequeno estúdio de fotografia, uma loja com vestidos fantásticos e roupas para homem e mulher. No último andar temos um terraço com bar, uma zona de refeição e outra com sofás para relaxar um pouco. Mas o mais interessante é que à entrada temos um local para desfiles com passerelle, local para os convidados a assitir ao desfile e um bar.