7.5.07

SylviaUP Ling | Comunicação visual

Até que ponto o nosso avatar comunica? De que forma a imagem visual por nós criada afecta a comunicação e o relacionamento com os outros avatares?
Um avatar atraente e belo é mais abordado do que um avatar mais discreto ou menos elaborado?Abordamos mais facilmente um avatar com uma imagem mais familiar ou um avatar mais excêntrico e pouco vulgar? Ou isto não tem nada que ver com o SL, pois no SL não se dá essa importância à imagem física do outro, e todos falamos com todos?
E em relação ao espaço, aproximamo-nos da mesma forma, mantendo a mesma distância, a um avatar belo e a um avatar feio? A um avatar "normal" e a um avatar mais excêntrico?
Até que ponto a imagem visual criada pelos utilizadores afecta a comunicação e os relacionamentos? Há avatares que, unicamente pela sua imagem, intimidam? Outros que tranquilizam e nos deixam à-vontade?
Será a Lenitah, devido ao seu belo aspecto, muito abordada? Será que o Pal aborda tranquila e indiferentemente um furry? A quem nos dirigimos para falar, afinal? E por quem somos abordados?
Lanço-vos mais um apelo à reflexão, desta vez sobre a introdução de uma imagem física que também comunica por nós e sobre o facto de convivermos uns com os outros sob a coordenada "espaço", aspectos que diferem o SL de outros chats.

2 comentários:

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

Curiosa reflexão, Sylvia ;)
Tentando sistematizar os tipos de comunicação síncrona em SL, consigo chegar aos seguintes sistemas:
- chat (texto)
- IM (texto)
- elementos extra-verbais ("gestures", "poses" e... "shapes", "skins", "clothes")
Daí se conclui que, na minha opinião, a "imagem" do avatar (ainda por cima num ambiente dinâmico 3D que "vive" da imagem) influencia definitivamente o processo comunicacional em SL (RL dixit...:)

vânia disse...

Para mim tanto me faz que seja um avatar atraente ou medonho. Se a conversa estiver interessante e houver muita gente por perto, passa-se para o IM, para não haver misturas, nem "incomodar" ninguém. E se a conversa não interessar minimamente, nem chat, muito menos IM. Não há atracção que lhe valhe!! *