21.5.07

LenitahUP Ling | Projecto Final



Ideia:
Quebrar dentro dos possíveis com a representação fiel da Universidade do Porto em Second Life. Não projectar quaisquer salas de reuniões, anfiteatros... Contudo os espaços de reunião e de aulas existiam mas não representados de uma forma convencional. Pretendo com esta ideia explorar as capacidades que o SL nos oferece de criar e desafiar a realidade.
As instituições provavelmente serão todas representadas excepto o Instituto Arquitecto José Marques da Silva.


A zona de chegada à ilha seria uma mini-ilha central. Aqui estaria a estátua de Minerva já que é ela o símbolo da Universidade do Porto. Seria o ponto central da ilha e por isso podíamos fazer tele-transporte para qualquer parte da ilha da UP através daqui. Uma estátua de Minerva em miniatura seria depois o ponto de tele-transporte no resto da ilha, ou seja, estaria disponível em qualquer espaço distinto para que fosse fácil navegar pela ilha.

A ilha iria se dividir em várias ilhas mais pequenas, cada uma correspondendo a cada instituição. A identificação da mini-ilha com a instituição representada fazer-se-ia através da cor predominante no local. Por exemplo, se estivermos perante a ilha da Faculdade de Letras, tudo seria em tons de azul tais como vegetação, mobiliário, e outros possíveis componentes da mini-ilha. As ilha comunicariam entre si.O tipo de “decoração” prender-se-ia com a temática de cada faculdade. Mas haveria sempre a estátua de Minerva que referi atrás (bem como a sua função).

Suspenso no ar estaria um edifício. Aqui iria se reunir a SASUP e a Universidade Júnior. A SASUP estará representada através da zona de convívio e divertimento visto que é esta instituição a responsável pelos bares, cantinas, etc. da UP. A Universidade Júnior funcionará como uma imensa sala de exposição de trabalhos realizados pelas diferentes faculdades e institutos. Esta sala de exposições terá secções distintas que comunicarão entre si, ou seja, não estarão fechadas. Só serão distintas e os trabalhos expostos serão facilmente identificados ainda antes de vermos o seu conteúdo porque as paredes terão a cor da faculdade a que dizem respeito os trabalhos daquela zona.

5 comentários:

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

O conceito parece-me bem claro, Lenitah. Acho que avançaste com algumas questões funcionais que serão, por agora prematuras, mas a ideia-chave de repartir a UP por pequenas ilhas com as cores das unidades orgânicas e o bloco central mais lúdico (tendo como elemento orientador a imagem de Minerva), parece-me interessante.
Apesar de tudo, se é verdade que não apontas para uma mimetização dos espaços edificados da UP, por outro lado propões uma estrutura de navegação muito marcada e, talvez, pouco arrojada. Fica por concluir se isso constitui vantagem ou desvantagem... Depois discutimos esse ponto melhor.
A explicação da ideia não terá sido a parte mais forte nesta fase...
Parabéns :)

Lenitah disse...

Só não percebo mm a parte da "estrutura de navegação muito marcada e, talvez, pouco arrojada"... Mas pronto LOol
Vou ver se até segunda consigo desenvolver mais alguma coisita...

silvia disse...

Helena, considero muito bem conseguida a ideia das cores para identificar as várias faculdades; trata-se basicamente de uma forma de comunicação visual eficaz, o que faz o teu projecto ganhar em termos de usabilidade e orientação do utilizador.
Parece ser bastante original a divisão da ilha da UP em diferentes pequenas ilhas correspondentes às várias faculdades. E o que mais gostei foi o facto de incluires um espaço onde os trabalhos dos alunos poderão ser expostos.

Rita-Sousa disse...

Gostei mto da tua idéia de distinção das diferentes faculdades pelas cores que lhes correspondem.. contudo, não sei mt bem se a idéia de ter várias ilhas dentro do espaço UP será bem conseguido. bom trabalho lenitah :)

vânia disse...

Como referi no comentário que fiz ao trabalho da Sílvia, as nossas propostas completam-se. E o teu é que mais facilmente se pode inserir em qualquer tipo de projecto. As cores são uma excelente forma de identificação, visualmente eficaz e capaz de organizar o espaço, ajudando na orientação dos utilizadores dentro do espaço. =)