21.5.07

LiaUP Ling | Ideias



Acredito que a UP, assim como todas as Universidades, seja um local de crescimento, liberdade de pensamento e expressão. Tendo isto em conta, proponho que a ilha da UP seja um espaço onde possamos dar assar ao pensamento e a criatividade.
Proponho um espaço imersivo, (que envolva os utilizadores e os "desligue da RL") dinâmico, (com muita interatividade, muitas coisas para ver e experienciar) colaborativo, ( que encoraje e seja propicio ao trabalho em conjuntos de pessoas de todas as faculdades e mesmo fora da UP)e descontraido (com zonas de convívio e diversão).
As oito palavras chave que quero desenvolver no meu trabalho são: exploração, colaboração, imersão, comunicação, criatividade, pensamento, expressão e dinamismo.
O meu conceito leva-me naturalmente a escolher espaços mais abertos, que não constranjam os avatares, poucos edifícios e os que houver talvez envidraçados para dar a sensação de estarmos num espaço mais amplo. Uma das coisas que menos gosto em SL são escadas, não percebo a sua utilidade neste mundo virtual e para além disso acho um pouco complicado subir e descer escadas, por isso penso que o tp ou voar seria uma melhor opção.

9 comentários:

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

Interessante o registo da pesquisa e a sistematização das ideias, Lia.
Imersão, colaboração, exploração,..., são conceitos válidos e que se entendem.
No entanto, acho que era produtivo tentar fazer algum depuramento destas ideias e depois definir mais concretamente as que restarem (se algumas "saírem").
Como se materializarão no espaço UP?
Essa é outra história :)
Parabéns :)

3za disse...

Se me permitem uma palavrinha de "outsider"... só salientar o aspecto mencionado pela Lia que se refere à inclusão de "outros" nos processos de partilha do conhecimento (as universidades também têm essa vocação e é bom ver como algumas objectivam a missão) o que enriquecerá as discussões, encontros e trabalho com múltiplas perspectivas que podem ser enriquecedoras. Interessada como estou na utilização das TIC em contexto educativo, saúdo a vossa iniciativa (bem como a da UA) que é(são) integradora(s) e está(ão) aberta(s) à participação de todos, mesmo os não oficialmente "residentes" no espaço físico das univs. Afinal de contas, a SL é também sinónimo dessa liberdade de encontro sem barreiras de tempo ou de espaço.É sobretudo um encontro de mentes, onde o corpo virtual ajuda com criatividade ao desenvolvimento das relações consigo próprio e com os outros. Não faria sentido construir um espaço apenas aberto aos que já o frequentam na RL enquanto comunidade educativa :).
Bem hajam pelo futuro que trazem para tão pertinho de nós!

(Desabafo:gostaria eu que um dia a minha FCUL caminhasse nesse sentido... 'suspiro'... :)

3za disse...

Desculpem... faltou uma identificação SL... 3za... Teresa Marques... Te Yalin (Te Teresa...Teya... teia... tempo de teia.. te ya..lin...links... fios de seda em todas as direcções... partilha/navegação/encontro palavras-chave implícitas no conceito de teia que me é muito caro)... E pronto... :)

Cat Magellan disse...

A ideia das escadas está muito bem vista, até porque os degraus gastam imensos prims (por isso é que muitas casas têm rampas em vez de escadas).

Ana Lutetia disse...

Lia, também odeio escadas no SL principalmente escadas em caracol. Mas, o meu ódio de estimação (SL) são escadas em caracol colocadas num canto!

Gostei muito da tua apresentação. :)

Lenitah disse...

Gosto do conceito... O unico problema é eu nao chegar a perceber mt bem cm vais concretizar este conceito... Mas isso já é outra história pk o pedido era mm só o conceito....

Gosto especialmente da ideia dos espaços amplos estar ligada à liberdade de pensamento. Porque mm em SL penso muito melhor e sinto-me mt mais "dentro" da minha segunda vida quando estou em espaços abertos e posso olhar para o horizonte.

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

Ogdo pelas vossas opiniões Ana, Cat e Te :)
São preciosas para a nossa discussão.

silvia disse...

Rita, o teu conceito reflecte tudo aquilo que se pretende do sl: as tais liberdades, interactividade, colaboração, dinamismo...basicamente são as ideias-chave defendidas pelos que se sentem motivados para usar o sl.
Desta forma, o teu conceito agrada e satisfaz-nos a todos.

vânia disse...

O teu conceito acaba por ser aquilo que já devia estar pre-defenido em todos os projectos!! Como a Sílvia disse "são ideias-chave", são as bases de utilização do SL, para quem quiser tirar dele o maior partido possível. São os pontos de partida de qualquer projecto, logo deve estar presente, seja qual for a forma física que o projecto tome. =)