21.5.07

LiliUP Ling | Conceito



Transparência(s)
A UP é um todo. Um todo que aqui será igual à soma das suas partes (faculdades), na medida em que os projectos seriam desenvolvidos de forma dinâmica, colaborativa e, acima de tudo, interdisciplinar entre si. Esta é uma das possibilidades que a representação da instituição em Second Life deixa em aberto e deve ser aproveitada da melhor forma. Se há um trabalho conjunto, há objectivos comuns, há partilha. Sabemos o que se está a fazer e porquê: há transparência.


Ao mesmo tempo, esta transparência pode ser interpretada relativamente à usabilidade do espaço. O utilizador que chega de novo ao espaço UP deve saber imediatamente onde está, onde pode ir e o que pode fazer num e noutro sítio. Não pode haver possibilidade de se perder ou de se julgar noutro tipo de espaço.

Arquitectonicamente, seria um "edifício" totalmente transparente (com recurso a cores quando necessário). Haveria uma área central reservada aos espaços comuns (recepção, plataforma informativa, anfiteatro, biblioteca, sala de exposições, espaços de convívio...) que cresce em altura e à volta é rodeado pelos espaços de cada unidade orgânica que sobem em espiral. É importante salientar que em cada uma das áreas haveria acesso a todas as outras.

4 comentários:

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

Confesso que no início não entendi muito bem o conceito da "transparência", Lili :(
(dahhhh :)
Agora percebo melhor a relação entre a "transparência" colaborativa e a transparência arquitectónica proposta.
Parece um bom ponto de partida, claro e coerente. Não era suposto ir muito mais longe, neste momento, na proposta de espaços edificados, e se calhar, o pouco que avançaste, pode certamente ser visto de outra forma bem interessante.
Parabéns :)

Lenitah disse...

Como já tinha comentado no post da Lia: Gosto que o tal conceito de transparência se veja nos edifícios porque mm em SL penso muito melhor e sinto-me mt mais "dentro" da minha segunda vida quando estou em espaços abertos e posso olhar para o horizonte.

Quanto à parte que o utilizador "deve saber imediatamente onde está, onde pode ir e o que pode fazer num e noutro sítio" acho essencial em qualquer um dos trabalhos pk o projecto além de ter um caracter de entretenimento, também tem uma forte componente de representação institucional da Universidade...

silvia disse...

Conceito muito bem conseguido, Vânia! Bem pensado, directo, eficaz!

Rita-Sousa disse...

gostei mt do teu conceito.. axo que a forma em espiral dá um grande dinamismo e tb é uma forma de reunir todas as faculdades em torno de um espaço comum :) mt bem ;)