25.4.07

SylviaUP Ling | E entre nós, alunas?

A todos nos parece evidente que o SL proporcionou um maior contacto e uma maior proximidade entre professor e alunas. O tratamento por "tu" e a maior desinibição são consequências dessa relação mais estreia e menos formal entre o docente e os alunos, já característica das nossas aulas.

Mas e entre nós, alunas? Será que o SL contribui para que nos conhecêssemos melhor? Para nos entendermos melhor? Será que em SL conseguimos revelar mais a nossa personalidade e as nossas características? Ficamos a conhecer-nos melhor depois das experiências em conjunto no SL? Que vos parece?

(É óbvio que o Pal também pode responder lol)

3 comentários:

vânia disse...

Eu sinceramente não vejo diferença nenhuma! a relação que tenho convosco mantém-se a mesma. Ou antes, se tem vindo a aumentar a confiança entre nós e o que conheço de cada uma, não tem nada a ver c o SL, mas com o facto de nos irmos contactando mais cá pelos lados reais! ;) Afinal de contas a ti, à Helena e à Tânia só comecei a conhecer o semestre passado, a Rita é que uma espécie de amor à primeira vista!!! LOL Não é o SL que me faz gostar mais ou menos de vocês, é o tempo que passamos juntas! ;)

Helena Borges disse...

Pois... eu tb estou um pco de acordo com a vania. Acho que se estivessemos em contacto somente no SL, a resposta não iria ser a mm mas sendo assim. O contacto na RL para mim tem sido muito mais importante do que propriamente no SL. Principalmente pk é mais facil estar com voces pessoalmente ou até no MSN do que no SL. Acho que no SL preferimos ser a Lenitah, a Lili, a Sylvia, a Lia e a Summ que pos acaso pertencem a um grupo comum (a UP) mas que preferem estar cada uma nas suas investigações e nas suas descobertas. Se calhar, muito devido ao facto de não nos encontrarmos assim tanto por lá. Porque eu já fiz explorações com algumas de vocês e não vou dizer que tivesse sido menos interessante por isso.

Acho que por estarmos tanto tempo juntas na RL e por termos o MSN (que para comunicar ainda acho mais pratico que o SL) não temos aquela necessidade de nos conhecermos em SL, de estarmos em SL, de comunicarmos em SL...

Paulo Frias disse...

O tema é interessante, e entendo o deafio que a Sílvia quis lançar: se admitirmos que em SL vcs são (eventualmente) diferentes da RL, será que essas diferenças se notam nas vossas relações interpessoais?
Apesar das opiniões anteriores, acho que algo deverá alterar-se, pelo simples facto de que se passam a conhecer mutuamente de uma forma diferente. Passa a existir informação que, antes de SL, não estava disponível...
Esse facto poderá fazer com que, mesmo inconscientemente, passem a entender as amigas de outra forma.
O mesmo devem pensar de mim (talvez a Tânia seja a melhor pessoa a opinar, porque me conhece há mais tempo). Da minha parte, pelo menos, acho que a nossa experiência em SL tem sido altamente importante para perceber cada uma de vcs em RL :) E isso, naturalmente, influi na relação que tenho convosco.