23.3.07

LiLiUP Ling | Avatars vs Nós Próprios

Tive pena que não estivessemos lá todos, porque apesar do receio de que o evento pudesse não valer a pena, foi uma discussão bastante interessante. Dentro do tema falou-se de tudo um pouco, desde o aspecto físico à personalidade. Eramos cerca de 20 personagens, e embora nós as 3 nos tenhamos mantido mais como ouvintes e espectadoras, a conversa foi fluindo com Selena Greene e Spike Gruntled como anfitriões/moderadores. Durou exactamente uma hora, como o previsto, sem haver espaço para tempos mortos.

Falou-se muito da parte física que caracteriza cada avatar: o corpo, as roupas, os cabelos, o próprio sexo, raça, idade e a escolha do nome. O nosso avatar é ou não um reflexo de nós próprios em RL? Gostariamos de ser como ele? Eramos capazes de criar um avatar de sexo oposto ao nosso? Como mostrar ou demonstrar uma idade mais avançada através do avatar? Por aí.

Na parte psicológica, relativa à personalidade de cada um, a grande questão foi se realmente conseguirimos ser uma outra pessoa em SL. E aqui, a maioria considerava que não. No fundo, transportamos para o SL aquilo somos na RL, aumentando determinadas características e disfarçando outras, mas não nos conseguimos desligar daquilo que somos. O avatar é antes um bocadinho de nós e mais dificilmente um outro eu.

E o contrário? Até que ponto o SL influencia a RL? Neste aspecto, tenho que citar:

[16:12] Ralph Radius: Sometimes when I'm in RL I feel like I'm in SL. Like when I'm in a big mall walking around.
[16:13] Halo Kohime: i know what you mean ralph
[16:13] Dnali Anabuki: oh me too...like RL bodies are Avatars too
[16:13] Selina Greene: ooooh yes ralph!
[16:13] Selina Greene: I'm so glad I'm not the only one....
[16:13] Selina Greene: lol
[16:13] spike Gruntled: i see people in rl looking and behaving like avs
[16:13] Halo Kohime: i right click on stuff at the mall instead of picking it up.LOL


Eramos cerca de 20 pessoas, de idades entre os 20 e (acima de) 50 anos, as opiniões, assim como os interesses, logicamente divergem, mas mesmo assim conseguiu-se acompanhar a discussão sem desrespeito de opiniões, nem grande dispersão. Fui surpreendida positivamente. Fora as aulas, foi a primeira reunião/discussão que assisti em SL. E achei extraordinário a forma como as pessoas realmente se encontram e comportam como se estivessemos num espaço físico. Vão chegando, sentando-se e trocando opiniões, expondo ideias, confessando-se. Houve quem comparasse a discussão a um daqueles grupos de apoio, neste caso “an sl addicts support group”!!

Esperam-se novas discussões com temas destes género, no mesmo sítio. Sempre que achar do interesse comum, volto a partilhar! ;)


“Second Life is roleplaying”
“Seconde Life: YOUR IMAGINATION”
“Second Life: SHARED IMAGINATION”

3 comentários:

silvia disse...

Bom post, Lili.
Ficamos à espera de mais oportunidades para debatermos mais assuntos.

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

Boa, LiliUP Ling ;)
Foi mto boa a transcrição de parte da conversa! É um bom tópico para discutirmos entre nós, não é?
Obgd pela contribuição.

vânia disse...

Eu acho que sim!

Eu transcrevi a discussão integralmente...desde o momento em que chegamos lá. Por isso se depois alguém quiser dar uma vista de olhos...