23.3.07

SylviaUP Ling | Então e os feios II

Peço imensa desculpa pela generalização que fiz no meu post anterior, talvez ainda não tenha estado tempo suficiente no Second Life para ver gente feia/gorda/idosa. Ou talvez me tenha apenas baseado (ou sido influenciada inconscientemente) no nosso caso, no nosso grupo, em que todos preferimos um bom aspecto a um mau aspecto.
Gostaria de frisar que o que me parece mais interessante é que as pessoas transportam para o SL a preocupação (extremamente humana e real) da imagem, seja ela bela ou feia. Uma aparência feia, no seu momento de criação, também passa por uma preocupação com a imagem; mesmo aqueles que optam por uma aparência menos atraente talvez o façam como uma forma de provocação, de desvio propositado em relação ao tal culto da imagem, ou por outras mil razões. Até os furries se preocupam com a sua imagem!
O Second Life é libertador, mas todos temos de criar um avatar, e só por este motivo é (quase) impossível desviarmo-nos da RL. O que me parece importante dizer é que, neste tipo de ambiente 3D, em que todos temos de criar uma personagem, é-nos imposta uma preocupação com a nossa aparência (seja ela bela ou feia), o que não acontece num chat normal, em que só revelaríamos um nickname e estaríamos libertos de estímulos visuais o que, quanto a mim, é bem mais pobre. Esta parece-me ser a grande novidade deste tipo de ambiente virtual: também comunicamos e revelamos quem somos/o que somos/quem gostaríamos de ser através de uma imagem. E pronto, está despoletada a preocupação com a imagem do avatar.
Quanto ao que trazemos do SL para a RL, isso será assunto para outro post.

Sem comentários: