24.3.07

SylviaUP Ling | Anarquia>Capitalismo?

Lanço-vos uma questão: o Second Life, intrinsecamente criado para funcionar como uma anarquia (vejamos que não estamos submetidos a nenhuma lei ou forma de Estado) está a tornar-se num meio repleto de capitalismo, em que existe propriedade privada e onde o factor dinheiro se impõe, transpondo-se mesmo para a real life?
Penso que todos nós já demos de caras com locais vedados e com bens demasiado caros para o nosso bolso. E se o nosso avatar tivesse de comer e beber? Talvez já teríamos morrido...Nem nos podemos esquecer que estão a crescer os negócios reais paralelos ao Second Life, formando verdadeiros milionários.
Estará o Second Life a tornar-se também um reflexo da nossa sociedade capitalista? Seremos assim tão livres no Second Life?
A anarquia inicial está a despoletar um capitalismo imparável e real? O que se prevê?

2 comentários:

Paulo Frias aka PalUP Ling disse...

Uff, Sylvia, a quetão é mto polémica... Como sabem, existe já um "movimento de libertação" em SL que tenta combater a força cada vez maior que os interesses económicos e capitalistas possui. O GRANDE dilema é que são justamente esses interesses que permitem que a LindenLab continue a manter e a melhorar SL... Por outro lado, se essa "economia paralela" não existisse, não existiriam certamente cerca de 1.500.000 novos residentes / mês e, se calhar, não estávamos aqui a falar sobre isto!
Na minha opinião, provavelmente será possível continuar a sonhar e a "viver" livremente em SL, se conseguirmos conviver com as crescentes manifestações de "governação" que resultam do poder económico.
Bom tópico... ;)

vânia disse...

Gosto deste tema!! =) Boa Sílvia! Está relacionado com uma das minhas investigações! LOL